Powered By Blogger

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Pietra já é uma mocinha rsrss

Vcs devem estar perguntando, quem é Pietra???? Não deu nem tempo de fazer um post sobre ela, Pietra ou Pipi para os íntimos é a minha cadela Pinsher com Pequinês de 8 meses


Andei fazendo umas pesquisas na net pra entender exatamente o que está acontecendo e o que devo fazer, divido com vcs:

Os possuidores de cadelas devem conhecer em pormenor o ciclo reprodutivo, para compreenderem qual a melhor fase para a cadela ser “coberta”, o que é o “corrimento” e qual a sua duração.







Confunde-se, por vezes, a menstruação da mulher, com o cio das cadelas.






Este página tem a finalidade de vos elucidar sobre este assunto de forma prática e concisa.





É normal e frequente os donos de uma cadela, pensarem um dia, que gostariam de ter uma ninhada de cães. A experiência é fantástica e salutar, principalmente se houver crianças em casa, na medida em que desperta para o acto de "nascer" e compreendem de forma inesquecível a essência da vida. Uma gravidez na nossa cadela, deverá ser uma gravidez consciente e não é obrigatório ela ter cachorros. No caso de todos estarem de acordo há que pensar nas condições e no destino a dar às crias. As gestações indesejadas também devem ser evitadas e a consulta ao veterinário é necessária, para ele lhe indicar os melhores métodos de contracepção.






Por todas estas razões é fundamental ter-se um conhecimento da filosofia do sistema reprodutor das cadelas.






As cadelas apresentam início da actividade sexual, que coincide com o 1.º Cio, entre os 6 meses e os 14 meses de idade.






Os estádios do ciclo éstrico da cadela são o proestro, estro, diestro e anestro.
 
Proestro - Esta fase tem uma duração de 9 a 10 dias. É a fase de preparação do útero para a aceitação dos óvulos fecundados, Verifica-se uma cornificação do epitélio vaginal que se torna útil para exames citológicos. A vulva fica inchada e observa-se um corrimento vulvar sanguinolento (este corrimento é indicativo do início do ciclo éstrico, enquanto a menstruação nas mulheres é o fim do ciclo éstrico, se não houver fecundação do ovulo). A cadela nesta fase não aceita os cães, embora estes mostrem grande excitabilidade.







Estro - Tem a duração de 7 a 9 dias. A cadela fica receptiva ao coito (aceita o cão). Afasta a cauda para o lado e inclusive procure os machos. 0 momento óptimo para o acasalamento são 2 dias após inicio do estro. Pode-se recorrer à taxa de progesterona, que aumenta nesta fase. Caso não se queira que a cadela engravide, devera ficar fechada, durante toda esta fase. Durante o estro, o corrimento sanguinolento para, surgindo um bastante menor e esbranquiçado. Uma só copula será o necessário para que a ca­dela fique coberta. Por vezes executam-se 2 copulas com um intervalo de 48 horas, Uma cadela produz vários óvulos e poderá ter filhos de vários cães duran­te a mesma gestação, se for "coberta" por vários machos durante esta fase.






Diestro - Esta fase tem a duração de 60 dias. 0 diestro acaba quando surge o parto ou decorridos 2 meses se a cadela não engravidou. É nesta altura que surgem as pseudogestações ou gravidezes psicológicas, com um aumento do tecido mamário e produção de leite, mesmo quando a cadela não engravidou. Esta activação do tecido mamário, tem a sua origem nos ancestrais lobos, pois todas as fêmeas aleitavam as crias, mesmo que não tivessem crias próprias.






Anestro - É a fase de repouso sexual que dura aproximadamente 4 a 5 meses (as cadelas têm cio de 6 em 6 meses). Termina, quando surge novamente o próximo cio, com o aparecimento de corrimento sanguinolento (proestro).






As cadelas durante o cio alteram um pouco o comportamento, podendo tornar-se mais meigas, mas também mais desobedientes.
 
Fonte: http://www.distritosdeportugal.com/site_zoo_domestico/caes.htm
 
 
Espero que tenha servido pra alguém que tb está passando por esta situação em casa pela 1° vez como eu!
Bye!

Nenhum comentário:

Postar um comentário